quinta-feira, 15 de maio de 2008

NOTA DE REPÚDIO

As Diretorias dos Centros Acadêmicos de Ciência da Computação e Engenharia Ambiental vêm a público esclarecer que repudiam a decisão unilateral tomada por alguns representantes do DCE (seja eles diretos ou indiretos) que privilegiaram de forma claramente indevida, alguns CA´s, com a distribuição de “barracas de alimentação” para o evento Som no Campus.

As Diretorias citadas não compartilham com essas atitudes antidemocráticas e favorecedoras, ainda mais que essa decisão deu-se em plena véspera de processo eleitoral para a composição da nova gestão da Diretoria do DCE/UFT.

Sendo assim, exigimos que haja redistribuição igualitária do lucro obtido entre todos os Centros Acadêmicos do campus de Palmas.

9 comentários:

Anônimo disse...

Caros representantes das respectivas diretorias, faz mister salientar que é muito interessante o Estado Democrático de Direito, pois ele oportuniza o povo a manifestar o seu pensamento frente ao cenário político/social. No que se refere ao caso trazido à baila posso afirmar que não houve uma decisão unilateral, uma vez que se houvesse seria apenas um Centro Acadêmico - CA privilegiado, o que não veio há ocorrer. Destarte, durante a administração de uma entidade as decisões em que o gestor tem que tomar às vezes não possuem tempo suficiente para elas e, diante disso, a melhor escolha é sempre focalizar pelo bom-senso, poderia sim distribuir as “barracas” para todos CA’s (Palmas), contudo, não era viável, pois são 11 (onze) CA’s somente no Campus de Palmas, sendo assim as demais entidades dos outros Campus ficariam também prejudicados, portanto a distribuição do possível lucro/prejuízo para todos seria irrisório, bem como não seria possível juntar todos os CA’s da Universidade Federal do Tocantins – UFT a fim de que eles organizassem no curto tempo. Ademais, o que me causa mais estranheza é que os outros CA’s entenderam o motivo da escolha, todavia, caso ficasse a decisão de que as suas entidades fossem contempladas será que vocês lutariam para divisão do lucro ou prejuízo? Claro que não. A sua revolta eu entendo, uma vez que cogitaram a possibilidade de que as barracas eram para ficar somente com o CA de Ambiental, como o bom senso prevaleceu e, conseqüentemente, não ficou assim, agora que dar uma de bom samaritano, porém não fala realmente o motivo do repúdio, qual seja: o CA de Ambiental não ficou com as barracas, pois caso fosse assim realmente seria uma decisão unilateral e injusta para todos os demais CA’s. Quanto ao CA de Computação o presidente vem agir dessa forma, porque ele está concorrendo ao um dos cargos do DCE/UFT e quer aparecer da forma errada, pois antes disso ele compreendeu aquela decisão, infelizmente, a sua posição após esse novo cenário (Candidato ao DCE/UFT) deixa dúvida a meu ver da sua postura, ou seja, utiliza a sua posição frente ao Movimento Estudantil, conforme a sua conveniência pessoal e não do bem estar do desenvolvimento da nossa Universidade.

Anônimo disse...

O motivo pelo qual o CA de Arquitetura e Urbanismo ficou com uma das barracas foi o seguinte: que seria a forma pela qual o DCE teria como ajudar em uma viajem para o Congresso Regional do Curso, tendo em vista que o CA estava endividado por causa disso, sendo que os CA de Computação e Ambiental concordaram na antevéspera em conversa informal comigo. Agora não entendo o porquê dessa nota, pois na oportunidade que tiveram para questionar comigo não fizeram.
Confesso e deixo clara a minha enorme decepção.

Ass: Presidente do Centro Academico de Arquitetura e Urbanismo.

C.A. Eng. Ambiental disse...

Caro carlos magno somente para lhe esclarecer, as barracas não tinha destino ao centro academico de engenharia ambiental, e sim a um aluno do curso, nem todos os alunos do curso sao integrantes do centro academico. E para sua informaçao qndo esta nota foi redigida o Felipe ainda naum estava compondo nenhuma chapa para as eleiçoes do DCE, entao vc tome conhecimento antes de vir aki falar estas bobagens.
Em resposta aos dois que aki comentaram, a fernanda e este rapaz ao qual naum conheço (se for esse seu nome mesmo neh), soh digo q foram sim decisoes privilegiadas, pois tenho certeza que se reunisse todos os centros academicos, iriamos entrar num acordo e dxar uma com arquitetura, agora medicina eu naum vejo a necessidade..ou melhor, responda vc mesmo "Carlos Magno" o pq de medicina ter uma barraca??? vou aguardar sua reposta...
Entao, eu digo aqui com todas as palavras, que tal ato foi passivo de privilegiados, de uma açao anti-democratica...
Infelizmente naum ha tempo de voltar atras, mas os lembro que as eleiçoes p o DCE estao proximas, e que atitudes como essa de certa pessoa, pod vir a prejudicar toda uma campanha d um candidato...

mto obrigado...

FREDERICO ANDERS
Presidente do C.A.E.A.

Felipe Albuquerque disse...

Prezados leitores do Blog do CAEA,

Vim à tona para esclarecer alguns pontos em questão aos acadêmicos de Engenharia Ambiental, de Arquitetura e Medicina, pois aos que me conhecem, sabem do trabalho que eu tenho realizado no curso e na UFT desde 2006. Tenho esta dívida com vocês, pois não queria que os senhores me julgassem erroneamente. Estou aqui para falar-lhes o contraditório, no sentido de que, ao ouvir os dois lados, todos possamos tomar decisões sensatas.

Confesso que fiquei surpreso pela irresponsabilidade e casuísmo barato (eleições do DCE estão chegando...) das críticas finais do nosso colega "Carlos Magno", nome pelo qual acredito ser um pseudônimo. Você pode identificar-se melhor da próxima vez?

Galera, vamos analisar o que ele falou: "Quanto ao CA de Computação o presidente vem agir dessa forma, porque ele está concorrendo ao um dos cargos do DCE/UFT e quer aparecer da forma errada, pois antes disso ele compreendeu aquela decisão, infelizmente, a sua posição após esse novo cenário (Candidato ao DCE/UFT) deixa dúvida a meu ver da sua postura, ou seja, utiliza a sua posição frente ao Movimento Estudantil, conforme a sua conveniência pessoal e não do bem estar do desenvolvimento da nossa Universidade."

Pois bem: o nosso colega não sabe o que diz, e aproveitou-se para poder me caluniar (época eleitoral é assim mesmo pessoal, pasmem!). Infelizmente, alguns acham que desmoralizando injustamente os outros, poderão se beneficiar na "política estudantil", o que é vergonhoso.

De fato, eu entrei em uma das chapas do DCE, todavia eu nem pensava em entrar na composição quando foi veiculada essa Nota de Repúdio. Essa Nota é anterior à minha entrada na chapa! Estou isento de qualquer argumento infundável e queixoso desse comentarista oportunista aí.

O senhor Carlos é leviano quando diz que eu uso da minha postura de Presidente "conforme conveniência pessoal". Todos os que conhecem o nosso trabalho lá na Computação, sabem muito bem que nossas decisões são coletivas, e portanto, amplamente democráticas. Desde já convido o nosso colega a participar de uma de nossas Assembléias ou reuniões da Diretoria. O meu desejo é que, antes de atacar uma representação estudantil, ele aprenda a discorrer um comentário com fundamentos e provas.

Amigos leitores, nós não fomos eleitos para representarmos a minha ou a vontade de meia dúzia de alunos de um curso. A Nota foi expedida devido uma demanda específica dos muitos alunos de Computação, que me procuraram no dia do evento dos "5 Anos da UFT", criticando essa decisão do DCE em dar barracas a alguns CA´s. Acatei essa decisão do coletivo, pois é a minha função. Se ela foi uma decisão errada, não cabe rejeitá-la.

Espero ter sanado e estou aberto a responder qualquer dúvida que possa surgir!

Grato,

Felipe Albuquerque
Presidente do CACComp/UFT

Anônimo disse...

Caro Filipe e Frederico, primeiramente, gostaria de esclarecer que não faço parte de nenhum Movimento Estudantil, em segundo faço comentário porque o site proporciona e sou um mero eleito sem candidato ainda, sendo que a Nota de Repúdio é um instrumento utilizado para formalizar determinado protesto, o que torna válido, o motivo pelo qual me indigna é a maneira em que vocês expressaram esse sentimento, ora, não vou ficar nesse leva e traz, porque não vai resolver nada, porém responderei os seguintes comentários de vocês dois. No que se refere ao meu nome realmente é Carlos Magno da mesma forma que o Frederico informou que nem todo aluno faz parte do CA de Ambiental, sou um aluno no meio de aproximadamente 11.000 (onze mil) que também não faço parte do ME, por isso que vocês não devem conhecer a minha pessoa, comentei e comento sempre que ao meu sentir as coisas estão tendenciosas. Pois bem, imagino que as opiniões são válida tanto que o Felipe afirma que independente de quem seja ele ouve a opinião do grupo antes de tomar qualquer decisão, agora qualificar a minha opinião como “bobagens” é uma forma de expressão antidemocrática. Em relação da barraca ter ido para o curso de medicina eu desconheço o motivo, talvez porque o pessoal não teve tempo de reunir todos os CA’s, mas caso não fosse para Medicina seria para outro curso e fazia alguma diferença, acho que não? Filipe, não estou aqui para denegrir a sua imagem como representante do movimento estudantil, quanto ao convite para participar da sua Assembléia Geral, eu aceito com maior prazer, da mesma forma que você não concordou da decisão, o que é um direito seu, eu também tenho direito de expressar, agora afirmar que vem sendo leviano é demonstrar a sua parcialidade e sentimento de “raiva”, seria mais belo da sua parte responder da seguinte forma (que não foi bem assim Carlos Magno, o fato foi o seguinte......).Realmente não sabia que a nota foi publicada um dia antes da inscrição de chapa, quanto a isso peço desculpa, mas não querendo colocar fogo na brasa, esclarece algumas dúvidas que eu tenho: o processo de inscrição deu-se de 10.05.2008 a 16.05.2008, ou seja, a articulação da composição chapa se deu antes de 16.05.2008, a nota saiu dia 15.05.2008, sendo assim decisão do DCE foi quando? Antes do CEB ou depois? A sua decisão de compor a chapa foi quando somente no dia 16.05.2008? Por que publicou essa nota no dia 15.05.2008? Enfim, quero que vocês entendam que não tenho intenção de atrapalha a sua candidatura do Filipe, até porque seria injusto com a sua pessoa, somente quero esclarecimento das minhas dúvidas, e acho que isso não é um bicho de sete cabeça, até porque seu eleitor, e sanada as minhas dúvidas terei a minha opinião como eleitor, bem como terei a postura de ir em público pedir desculpa se interpretei erroneamente, o motivo da nota. Sem dúvida alguma!


Grato,


Carlos Magno

Felipe Albuquerque disse...

Vamos lá Carlos!

Antes de responder suas questões, gostaria de pedir desculpas pelo tom agressivo que eu possa ter utilizado no meu primeiro comentário.

Sobre o final do seu segundo comentário, terei prazer em explicá-lo. Só que há pontos que eu não entendi. Como: "sendo assim decisão do DCE foi quando? Antes do CEB ou depois?" Decisão sobre a cessão das barracas, ou sobre eu ter saído em uma das chapas para o DCE?

A minha decisão de sair na chapa deu-se por volta das 20h da sexta-feira. Na semana das inscrições eu fui pouco à UFT devido estarmos engajados na composição de um relatório de pedido de certificados, já que na semana passada a esta houve um evento estadual do curso que foi coordenado e organizado pela Diretoria do CA. Eu fui, assim como os outros presidentes de CA de Palmas, pressionado quase todos os dias (pessoalmente e virtualmente - por WLM) por membros de ambas as chapas para entrar na composição. Muito resistí o convite dos grupos, porque o meu curso é integral, estou no sexto período, e ainda sou presidente do CA. Todavia, na sexta feira sentí mais segurança de agregar valor à chapa da acadêmica de Letras de Araguaína, já que terei novos mecanismos de administração da minha Diretoria.

Sobre a questão da nota ter sido publicada no dia 15, deu-se um dia após o evento dos "5 Anos da UFT". Como eu havia falado, no dia do evento, os alunos de Computação queixaram-se pelas barracas não terem sido "sorteadas" ou distribuídas com a ciência dos outros CA´s. A Nota foi resultado de uma solicitação acadêmica do curso.

Perdão por não ter respondido momentaneamente a sua primeira pergunta, por não ter entendido o seu significado.

Abraço!

Grato,

Felipe Albuquerque
Presidente do CACComp/UFT

Anônimo disse...

Eu vejo o seguinte:
Quer queiram quer não, houve sim de forma tendenciosa e até irresponsável favorecimento dos CA's por parte do DCE, isso só não enxerga quem não quer. E outra se essa nota de repúdio era pra ser politicagem do Felipe (lamentável comentário inclusive), o que o CA de ambiental tem com isso, por acaso o presidente do CA de ambiental tb vai se candidatar o DCE? Não nessas eleições pelo menos, os outros 7 CA's da UFT não se manifestaram por um único motivo: Nenhum deles é um CA ativo, me digam ai qual foi a ultima fez que os outros CA's fizeram um evento (que não sejam festas) em prol do curso, me digam quando batalharam por melhorias na UFT, é ridículo perceber uma situação em que o DCE não passa de um grupo de pessoas inertes, eu realmente não gostaria de criticar ninguém, porque nãos os conheço, mas infelizmente ninguém percebe o que eles fazem, essa é a verdade, é triste também ver os cursos esquecidos, o CA de computação batalhou por uma sala para sede do CA e até deu a idéia de que essa sala serviria também para mais dois CA's pra economizar verba e espaço na UFT, sabe o que aconteceu? A idéia foi rejeitada em dois tempos, e é mais triste ainda perceber que os poucos que lutam por melhorias são caluniados por várias pessoas, eu não quero ofender ninguém com esse comentário, mas ja esta na hora do pessoal sair da inércia, acordem ninguém esta mais no primário, um curso superior não se faz apenas de aulas de determinadas matérias, a ação de cada acadêmico é o que vai determinar o que ele vai se tornar quando sair da faculdade, elogio a decisão dos CA's de Ambiental e computação pela iniciativa de protestar quando percebem que ocorre algo errado, pra o pessoal do DCE e até mesmo pra reitoria quero dizer que o símbolo da justiça não tem os olhos vendados ou carrega uma balança por acaso, pensem nisso, para os demais acadêmicos: Acordem! o mundo não gira em volta dos vossos umbigos.

Unknown disse...

João André muito obrigado por suas palavras. Você simplesmente disse tudo!!! Lembro a todos que esta é a função de um Centro Acadêmico, ou seja, reivindicar....protestar...
e que nosso maior dever é garantir os direitos dos alunos e lutar pela ação de atitudes democráticas..

Muito obrigado..

Frederico Anders
Presidente do C.A.E.A.

Daiane Santana disse...

a briga foi até boa ...

mas concordo com a parada aeh de que deveriam ter feito uma reinião e uma barraca relmente para arquitetura e outra para .... outro curso né?

O.O doido